data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) convocou uma assembleia para a próxima terça-feira, dia 1º de junho, para debater sobre a greve ambiental que está em vigor - atualmente, as aulas na rede municipal acontecem apenas de forma remota.
Quando a greve foi deflagrada, em 10 de maio, o Sinprosm definiu que, para o fim da greve ambiental e um possível retorno presencial, era necessário ter uma ampla vacinação, tanto dos professores e funcionários, quanto da comunidade em geral. Nesta semana, a prefeitura anunciou que todos os profissionais de educação serão vacinados em Santa Maria. Depois de orientação do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul também incluiu professores na campanha.
O Sinprosm também cobra condições de segurança para o retorno, como insumos e materiais de prevenção, e também mais profissionais para atuarem nas escolas, principalmente na higienização dos ambientes. A prefeitura também garantiu que isso será coberto pelo município, em reunião com a categoria na última quinta-feira.
VÍDEO: provas do concurso da prefeitura serão realizadas em junho
A avaliação da greve ambiental, até o momento, é positiva, segundo o Sinprosm.
- É uma forma de mobilização nova, mas fundamental em tempos tão diferentes. A categoria entendeu e aderiu com muita força, pela necessidade de responder aos riscos que um retorno presencial sem vacinação nos ofereceria. No entanto, a categoria precisa de garantias formais da manutenção do ensino remoto até que a imunização esteja completa - defende a coordenadora de Comunicação e Formação Sindical Celma Pietczak.
A assembleia será às 17h30min, através da plataforma Zoom. O link de acesso será disponibilizado posteriormente nas redes sociais do Sinprosm.